Friday, September 01, 2006

Sobejos para os pobres












Sobejos para os pobres





No seu número 152, o jornal “A Página da Educação” publica, com algum desenvolvimento, um interessante dossier sobre os “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”.
Numa altura em que se sabe que as promessas dos países desenvolvidos, no sentido de erradicar os maiores males que atingem o Terceiro Mundo, caem, muitas vezes, em saco roto, é bom divulgar, o mais possível, o “compromisso inédito” que os 189 Estados Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas tomaram no ano 2000. Esse compromisso contém oito objectivos principais, com “metas quantificáveis” que, na sua maioria, deverão ser atingidas até 2015.
Resumidamente, podemos destacar os objectivos pretendidos e as metas a atingir:

Objectivo 1: Erradicar a pobreza extrema e a fome.
Metas até 2015: Diminuir para metade a percentagem de pessoas que vive com menos de 1 dólar por dia e a percentagem de pessoas que sofrem de fome.

Objectivo 2: Atingir a universalidade do acesso ao ensino básico.
Meta até 2015: Garantir que todas as crianças possam completar um ciclo de ensino básico.

Objectivo 3: Promover a igualdade entre os géneros e o fortalecimento do papel da mulher na sociedade.
Meta até 2015: Eliminar as desigualdades de género no acesso ao ensino básico e secundário (de preferência até 2005) e nos restantes níveis antes de 2015.

Objectivo 4: Reduzir a mortalidade infantil.
Meta até 2015: Reduzir em dois terços a taxa de mortalidade das crianças menores de 5 anos.



Objectivo 5: Melhorar a saúde materna.
Meta até 2015: Reduzir a taxa de mortalidade materna em três quartos.

Objectivo 6: Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças.
Meta até 2015: Deter e começar a reduzir a propagação do VIH/SIDA.

Objectivo 7: Garantir a sustentabilidade do meio ambiente
Metas até 2015: Incorporar gradualmente princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas internas de cada país; inverter o desperdício de recursos ambientais; reduzir para metade a percentagem de pessoas sem acesso a água potável e saneamento básico; melhorar a vida de 100 milhões de habitantes de bairros de lata (até 2020)

Objectivo 8: Fomentar uma aliança mundial para o desenvolvimento.
Metas até 2015: Acompanhar as necessidades dos países menos desenvolvidos, dos países em desenvolvimento e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento; elaborar um sistema financeiro e de comércio aberto previsível e não discriminatório; encarar com um critério global os problemas das dívidas dos países em desenvolvimento; elaborar e aplicar estratégias que proporcionem aos jovens um trabalho digno e produtivo; proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a um custo razoável; partilhar os benefícios das novas tecnologias da informação e da comunicação.

Professor; Luis Moleiro


No comments: