Tuesday, September 12, 2006

Prémio - O cara de pau...!!


Líbano




12/09/06
PROTESTOS CONTRA A VISITA DE BLAIR



Blair foi recebido em Beirute por protestos e por um clima generalizado de hostilidade. Milhares de pessoas juntaram-se numa manifestação de protesto contra a visita do primeiro-ministro britânico. A conferência de imprensa, que dava em conjunto com o primeiro-ministro libanês, foi interrompida por uma mulher com uma faixa dizendo “Boicotem o apartheid de Israel”. Diversos ministros do governo libanês não aceitaram recebê-lo.
Fouad Siniora, primeiro-ministro do Líbano, tinha convidado Blair a visitar Beirute quando o país ainda estava a ser bombardeado, mas só depois do cessar-fogo é que ele aceitou o convite.
Blair foi recebido num clima generalizado de hostilidade, visível desde logo na imprensa. O Daily Star apelava a que o primeiro-ministro britânico tivesse uma recepção "glacial".
Nas ruas milhares de pessoas fizeram um cordão humano no centro de Beirute e manifestaram-se com cartazes dizendo "Blair you are not welcome in Lebanon" ("Blair não és bem-vindo ao Líbano"), "Assassino" e "Vai para o inferno"
O presidente do parlamento não se encontrava em Beirute para não receber Blair e quatro ministros, dois do Hezbollah e dois do Amal, não o receberam.

No comments: