Wednesday, September 13, 2006

ELEIÇÕES NO BRASIL


HELOÍSA HELENA DEFENDE ALTERAÇÕES NA POLITICA ECONÓMICA




Heloísa Helena defendeu mudanças na política econômica brasileira, que não podem prescindir de redução na taxa de juros e revisão na tributação imposta à classe média. Convencida de que é possível conciliar desenvolvimento econômico com inclusão social, a presidenciável afirmou que a queda dos juros poderá viabilizar a liberação de R$ 160 bilhões para investimentos públicos na geração de emprego e renda, saúde, educação e segurança pública. Ouça o pronunciamento.
Ao tratar dos juros, Heloísa observou que a definição dessa política não cabe ao Comitê de Política Monetária (COPOM) - que realiza reuniões regulares para decidir a manutenção ou revisão da taxa básica adotada pelo país -, mas ao Conselho Monetário Nacional (CMN). Embora sustente que mudanças nos juros podem ser feitas por meio de decreto presidencial, a senadora afirma que o Banco Central poderia adotar medidas para reduzi-lo se não atuasse "como serviçal do capital financeiro".
Em relação à reforma tributária, disse que ela não é feita "porque o governo não quer". Heloísa reconhece que a redução na carga tributária imposta à classe média pode diminuir a arrecadação no curto prazo - fator que desestimularia o governo a encampá-la -, mas ponderou que essa perda seria compensada com a queda na taxa de juros.

No comments: