Saturday, September 09, 2006

MARCHA PELO EMPRGO




A Marcha em Aveiro



09/09/06

ESTE É O NOSSO MANIFESTO DO DESASSOSSEGO

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, criticou ontem, durante comício-festa no Furadouro, as novas alterações ao subsídio do desemprego aprovadas em Conselho de Ministros, dizendo que a Marcha pelo Emprego é uma demonstração do desassossego do Bloco diante de medidas que querem poupar dinheiro à custa dos desempregados. No seu oitavo dia, a marcha visitou fábricas do distrito de Aveiro.
À porta da Rohde, uma multinacional alemã do calçado, em Santa Maria da Feira, a Marcha deteve-se para denunciar a desigualdade praticada pela administração entre homens e mulheres, que fazem o mesmo trabalho mas têm salários diferenciados: as mulheres ganham até dez contos menos que os homens. Para piorar, o salário deste mês foi pago com sete dias de atraso. "Quando a administração pediu, as trabalhadoras vieram trabalhar aos sábados, fazendo horas extra para que a empresa conseguisse cumprir as encomendas no prazo. Mas depois pagam o salário com atraso e foi preciso que as delegadas sindicais fossem puxar as orelhas da administração para que os pagamentos acabassem por ser feitos", disse Francisco Louçã numa intervenção à porta da fábrica. Os atrasos são também uma forma de chantagear as trabalhadoras. A Rohde já teve 2200 trabalhadores, agora são 1100 e sempre sob a ameaça de deslocalização.
Outra empresa do mesmo concelho visitada pela Marcha foi a Cifial, que produz torneiras e material para casas de banho, e que é propriedade do "patrão dos patrões" Ludgero Marques, presidente da Associação Empresarial Portuguesa. Com uma pequena encenação, a Marcha denunciou a prática comum na empresa de fazer contratos de 3 meses e manter os trabalhadores "saltando" de contrato em contrato. Por isso, algumas caminhantes da Marcha saltaram de corda em corda.
No comício do Furadouro, à noite, o deputado Luís Fazenda insurgiu-se contra as alterações ao subsídio de desemprego aprovadas pelo Conselho de Ministros. Criticando o facto de as alterações prejudicarem os desempregados mais jovens e de as centrais sindicais terem concordado com elas, Luís Fazenda assinalou que o mais grave é que o governo não se lembra que a maior parte dos desempregados não têm sequer acesso ao subsídio de desemprego. No comício actou o grupo Skareta.




No comments: