Saturday, July 29, 2006

Atentado ambiental no Mediterâneo


Raides israelitas causam derrame de crude no Mediterrâneo
29.07.2006 - 09h14 (in: Público) AFP




Um bombardeamento da aviação israelita atingiu os reservatórios de petróleo da central eléctrica de Jiyeh, no Líbano, derramando milhares de toneladas de crude no Mar Mediterrâneo. O ministro libanês do Ambiente diz que esta é "a maior catástrofe ecológica no Mediterrâneo". Durante a manhã continuaram os raides israelitas sobre locais que albergarão militantes ou serviços do movimento xiita Hezbollah.
"Até agora, entre dez mil e 15 mil toneladas de crude foram derramadas no mar e esta é a maior catástrofe ecológica que o Mediterrâneo conheceu e arrica-se a ter consequências terríveis não só para o nosso país mas para todos os países do mediterrâneo oriental", avisou Yacoub Sarraf. Entretanto, desde ontem já ocorreram 60 raides da aviação de Israel, segundo um porta-voz do Exército de Telavive, dos quais resultaram seis soldados feridos após combates em Bint Jbeil. Esses combates causaram a morte a 26 militantes do Hezbollah, diz o Exército israelita.Entre os alvos visados por Israel estão 37 edifícios utilizados pelo Partido de Deus e o local de lançamento a partir do qual os xiitas dispararam pela primeira vez, ontem, um míssil, de tipo desconhecido, contra uma cidade no norte de Israel.
O disparo do engenho contra Afoula levou a nova escalada e avanço para os libaneses neste conflito com Israel, que dura desde 12 de Julho.Nos combates em Bint Jbeil, no sul do Líbano, seis soldados israelitas ficaram feridos, um dos quais com gravidade, tendo sido mortos 26 militantes do Hezbollah. Não foi indicado se foram feitos prisioneiros.
Hoje, as unidades do Exército israelita continuam as operações em Bint Jbeil.

No comments: