França: 34 polícias feridos na mais violenta das 11 noites de motins
Pelo menos 1408 veículos incendiados, 395 pessoas detidas e 34 polícias feridos nos bairros mais desfavorecidos das principais cidades é o balanço de mais uma noite de violência em França.
Estes são os números mais expressivos da últimas onze noites.
--------------------------------
De acordo com as autoridades francesas, pelo menos dois polícias foram atingidos com armas de fogo, na região parisiense.
No decorrer de uma conferência de imprensa no Ministério do Interior, o director-geral da polícia nacional (DGPN), Michel Gaudin, precisou que a região parisiense - com 426 carros queimados, 18 dos quais em Paris - foi menos atingida do que as restantes cidades do país, onde foram incendiados 982 veículos.
-------------------------------------
As cidades mais atingidas fora da periferia de Paris foram Marselha, Saint-Etienne, Toulouse e Lille. Gaudin afirmou que os delinquentes provaram nas últimas noites a sua fúria “anti-institucional” ao queimarem ou danificarem vários edifícios governamentais.
---------------------
O número total de carros queimados nestes onze dias de violência subiu para os 4700. A polícia já fez 1220 detenções.
O mesmo responsável da polícia avançou que muitos dos detidos são levados de imediato a tribunal e que as penas de prisão efectiva são cada vez mais aplicadas.
O incidente que fez detonar a violência nos bairros degradados de algumas das principais cidades de França aconteceu no dia 27 de Outubro, em Clichy-sous-Bois, perto de Paris, onde dois jovens que alegadamente estavam a fugir da polícia morreram electrocutados quando se tentavam esconder.
---------------------------
Desde então, a violência tem-se propagado a outros bairros, onde o desemprego, a pobreza, o insucesso escolar e o sentimento de exclusão social marcam o dia-a-dia e criam uma mistura explosiva.
in: Público 2/11/2005
No comments:
Post a Comment