MOÇÃO
Considerando que:
A política que o actual governo leva a cabo em matéria de educação consubstancia um ataque sem precedentes à escola pública.
O cerne dos problemas da educação em Portugal não se encontra no interior das escolas mas, sim fora delas.
Nas escolas o papel dos professores vai muito para além de meros agentes de ensino, desempenhando, muitas vezes, papeis tão díspares como os de psicólogos, enfermeiros, técnicos de informática, funcionários administrativos e outros, conforme as necessidades que surgem no dia a dia.
A esmagadora maioria dos professores são gente honesta que se encontra muito revoltada pela campanha que tem vindo a ser alvo, como se se tratasse de um bando de irresponsáveis que não quer outra coisa senão “privilégios” que levam à exaustão os cofres do Estado.
O que tem acontecido desde há vários anos não é senão a perda sistemática de direitos legítimos por parte da classe docente, como o do bom-nome e respeito pela função que exercem, para além dos que se referem a matéria pecuniária.
-----
Propõe-se:
Uma saudação de solidariedade e apoio a todos os professores, particularmente aos que vivem e trabalham no concelho de Portimão, humilhados, vilipendiados e fragilizados na sua dignidade profissional por este Governo que, não sendo capaz de resolver os problemas educativos e financeiros que o país atravessa resolveu eleger os docentes como bodes expiatórios desses problemas.
Grupo do BE na Assembleia Municipal de Portimão
No comments:
Post a Comment