Thursday, June 28, 2007

Descontos nos Transportes Vai Vem aos Cidadãos Deficientes


Descontos nos Transportes Vai Vem aos Cidadãos Deficientes

Foi determinado pelas instâncias competentes que 2007 seja considerado o “Ano Europeu para a Igualdade de Oportunidades para Todos”.
Efemérides como esta podem contribuir para a melhoria das condições de vida dos sectores da população que mais apoios necessitam, caso dos deficientes.
É costume dizer-se que a melhor forma de se avaliar um povo está no modo como são tratados os seus cidadãos com deficiência. Em Portugal, muitos destes continuam a sentir-se humilhados porque, muitas estruturas não estão preparadas para lhes conceder autonomia de movimentos e um mínimo de qualidade de vida.
Alguns de nós já fomos deficientes temporários devido a qualquer espécie de acidente e, todos somos candidatos a uma deficiência permanente qualquer que seja o grau de saúde que, neste momento, gozemos. Por isso, tudo o que hoje façamos pela melhoria da qualidade de vida do cidadão deficiente pode, amanhã, vir a ser útil para qualquer um de nós.
No Concelho de Portimão, as barreiras arquitectónicas são bem evidentes mas é, talvez, no sector dos transportes que maiores são as carências. Há falta de rampas de acesso aos transportes públicos e os poucos deficientes que os podem utilizar têm de pagar o mesmo que qualquer outro cidadão na posse de todas as suas faculdades físicas e mentais.
No transporte ferroviário é concedido 50% de desconto a quem tiver 60% ou mais de invalidez e não tenha ganhos superiores ao ordenado mínimo nacional.

Face ao exposto, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que:

Seja concedido a todos os cidadãos deficientes do Concelho de Portimão um desconto mínimo de 50% nos transportes Vai Vem, e que os mesmos sejam devidamente preparados para que aqueles cidadãos a eles possam ter acesso com o mínimo de dificuldades.


O Grupo Municipal BE

João Vasconcelos
Luísa Penisga

Observação: Moção aprovada com 11 votos a favor e 13 abstenções.


No comments: