Monday, December 18, 2006

Portimão, 14 de Dezembro de 2006



Portimão, 14 de Dezembro de 2006

MOÇÃO

1º HORA DE ESTACIONAMENTO GRATUITO
NOS PARQUES AUTOMÓVEIS

Quando, no final do século passado, surgiram as primeiras grandes superfícies comerciais, propriedade de grandes grupos económicos portugueses, logo ficou evidente que estávamos a assistir a uma profunda alteração na forma de fazer comércio em Portugal.
Enquanto, até então, se, por exemplo, desejássemos adquirir um par de sapatos, uma panela de pressão, uma camisa e um pacote de leite, nos tínhamos de deslocar a quatro locais diferentes, agora, podemos fazer as compras todas no mesmo espaço, ainda por cima, em condições mais atraentes, com estacionamento gratuito e, no geral, a preços mais acessíveis do que nas habituais lojas da especialidade.
O chamado comércio tradicional começou a sentir enormes dificuldades para competir com as grandes superfícies, situação essa que se agravou com a chegada dos grandes colossos estrangeiros da distribuição que, levando a cabo uma feroz concorrência, conduzem ao esmagamento dos mais pequenos.
Em abono da verdade, há que referir que os governos, entretanto, em funções, pouco ou nada fizeram que protegesse o comércio tradicional. A nível autárquico a atitude não é melhor.
A título de exemplo: a média europeia de número de m2 de grande superfície por habitante é de 350. Segundo dados vindos a público, em Portimão, a serem licenciadas mais grandes superfícies, esse rácio passará para 1200 no próximo ano…
Há que começar a corrigir os erros cometidos até agora, tomando medidas que atraiam as populações para as zonas comerciais tradicionais e as revitalizem.
Face ao exposto, o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda propõe que:
A exemplo do que acontece noutras cidades portuguesas, passe a ser gratuita a 1ª hora de estacionamento nos parques automóveis subterrâneos de Portimão, sem aumento das restantes tarifas, já de si, muito elevadas.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda
João Vasconcelos
Francisco Reis
Obs: Moção rejeitada com 13 votos contra (PS) e 11 votos a favor (toda a aposição - BE, PCP, PSD e CDS/PP).

No comments: