Wednesday, December 21, 2005

Uma proposta



Uma proposta de presente! (Para si ou para terceiros)


Diário de uma Adolescente em Moscovo, anos 30: Nina Lugovskaya
Eu Quero Viver !

Nina Lugovskaya

A Anne Frank russa. Encontrado nos arquivos da NKVD, o diário agora editado revela o dia-a-dia, os dilemas e problemáticas de uma adolescente moscovita. De 1932 a 1937, Nina revela, na intimidade do seu diário, a clima de medo e opressão vivida sob o regime estalinista. Confiscado o seu diário quando tinha apenas 18 anos, Nina e a família são enviados para o campo prisional de Kolima. Dos primeiros amores a uma agudo desejo de liberdade, o diário desta adolescente é um valioso documento histórico e humano.

-------------------------------


Ter um diário era por si um perigo, um segredo. A intimidade do pensamento e a liberdade de expressão não combinavam com o regime totalitarista de Estaline. Quando em 1932, com 14 anos, Nina inicia o seu diário, atormentavam-na os problemas de qualquer adolescente. Rapazes, amores, amigos, a solidão. Com a prisão do pai, um conhecido anti-bolchevique, Nina desenvolve contudo uma consciência política que tornam o seu diário um documento único. Encontrado por uma investigadora nos arquivos da NKVD, o diário de Nina Lugovskaya serviu de prova contra a jovem, acusada em 1937 de “contra revolucionária”.

------------------------------------------


No diário manifestava os seus medos e anseios, a revolta contra Estaline e contra o regime. Ao ver os seus escritos confiscados condenou-se, e condenou toda família, a cinco anos de prisão em Kolima. Tendo acabado por casar com Victor Templin, um preso político que conheceu nos tempos de exílio, Nina acabou por se tornar pintora conseguindo assim sobreviver aos horrores da prisão e do estalinismo.

-------------------------------------------


Com a edição dos seus diários, recupera-se um vivo e inteligente testemunho de uma jovem inadaptada ao regime. Registo da sua juventude e inconstância, dos seus sonhos e complexos, revela amiúde um negro período da história da Rússia. Pelo valor histórico e humano do seu testemunho, Nina é por muitos comparada a Anne Frank. A Anne de Estaline. 1024027


À venda nas livrarias.

No comments: