Friday, April 28, 2006


Portimão, 27 de Abril de 2006

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE PORTIMÃO

Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

Moção

25 de Abril Sempre!
Nesse dia, encontrámo-nos na "Praça da Canção" entoando em uníssono o hino da liberdade. Nesse dia, "inicial, inteiro e limpo” foram cortadas as amarras de um Portugal atávico, enfadonho e ditatorialmente repressivo. Nesse dia, caloroso e festivo fomos acordados para um mundo novo e em que de "Abril as portas se abriram" com a coragem de um povo que havia de inscrever em praça pública a ousadia de ser livre.
Por que lutou o povo português? Pela liberdade, é certo. Mas liberdade para quê?! Nesse tempo ser livre não foi só não ter mais que ir à guerra. Não foi só poder sair à rua e dizer o que "vai na alma". Mas foi também assumir o combate universal pela paz e pelo apoio a todos os povos que se batem pela liberdade, contra a opressão, a agressão, o domínio e exploração; foi alcançar o direito à saúde e ao ensino como serviço público assegurado; foi colocar o trabalho no centro da organização colectivamente solidária; foi lutar por uma sociedade progressista moderna, e tão diversas eram as vontades que culminaram na aprovação da Constituição de 1976, uma das mais avançadas da Europa desse tempo.

A cidadania ergueu-se alicerçada na luta, na rua e nas instituições, pela exigência de um Estado social, no estímulo à organização regional e autárquica como factor fundamental de participação cívica das populações e dos indivíduos, na exigência de uma sociedade aberta e plural estruturada a partir de um sistema de representação proporcional saída do combate político partidário, mas impondo um permanente aprofundamento da democracia através da participação activa dos movimentos populares e sociais.

É isto que, desde há trinta e dois anos, o povo português celebra e festeja das mais diversas formas. É isto que marcou a nossa presença no mundo perante os outros povos, nomeadamente os que se libertaram do colonialismo português. São estas referências e estas conquistas que ainda hoje continuam a dar corpo às esperanças dos portugueses e, é em nome delas e com a força da consciência que é na luta que se conquistam as causas, que permanece o espaço para a resistência à ofensiva neoliberal contra os direitos económicos, sociais e de cidadania sistematicamente ignorados e violados. Viver Abril é acreditar que os princípios que desencadearam as mudanças sociais e políticas continuam presentes e mais do que nunca prementes, sendo determinante lutar pela sua aplicação.
Assim sendo, a Assembleia Municipal de Portimão, congratula-se pela passagem do 32º aniversário do 25 de Abril e saúda as lutas pela paz e pela soberania dos povos, saúda todas as trabalhadoras e trabalhadores portugueses na luta pela defesa dos seus postos de trabalho e do emprego com direitos.
25 de Abril sempre é exigir o pleno direito e dignidade de ser cidadão!


O Grupo Municipal do BE

João Vasconcelos
Luísa Penisga

No comments: