Thursday, April 27, 2006

IRAQUE





Iraque: ataque em Nassiriyah mata dois militares italianos e um romeno 27.04.2006 - 11h11 Lusa

Dois soldados italianos e um romeno morreram e outros dois italianos ficaram feridos com gravidade num ataque contra uma coluna militar na região iraquiana de Nassiriyah.
Depois de ter sido avançado inicialmente que no ataque tinham morrido quatro militares italianos, um comunicado oficial corrige agora esse número e especifica que morreram dois militares italianos e outros dois ficaram gravemente feridos.
O Ministério da Defesa da Roménia confirmou a morte de um militar do seu país. O cabo Bogdan Hancu, de 28 anos, fazia parte de uma patrulha italo-romena que efectuava uma missão a sul de Nassiriyah, quando uma bomba explodiu à passagem do veículo em que seguiam, por volta das 08h50 locais (05h50 em Lisboa).
O capitão italiano Roberto Tomsi afirmou à estação de televisão italiana Sky TG24 que o engenho explosivo foi colocado no meio da estrada.Presidente italiano manifesta "preocupação e dor"
Ao saber do atentado, o Presidente da República de Itália, Carlo Azeglio Ciampi, exprimiu a sua "preocupação e grande dor" pelo sucedido.
Este é primeiro atentado sofrido pelas tropas italianas depois de o líder do centro-esquerda e vencedor das eleições gerais de 9 e 10 de Abril, Romano Prodi, ter anunciado que iria mandar retirar os militares estacionados no Iraque.
O chefe do Executivo também manifestou a sua "profunda dor" pela "tragédia que comove toda a Itália" e transmitiu as "profundas condolências" aos familiares das vítimas.
O Governo italiano mantém 2900 militares no Iraque, integrados numa força multinacional na zona de Nassiriyah como parte da missão Antiga Babilónia, que começou em Junho de 2003.No dia 12 de Novembro de 2003, o contingente italiano foi alvo de um atentado no qual morreram 17 militares e dois civis, bem como nove iraquianos.
in Publico

No comments: