Friday, June 23, 2006

Reestruturação da rede ferroviária do Algarve em estudo

21-06-2006 8:30:00 in Observatório do Algarve.


2007 é o horizonte para a conclusão de um estudo para reformular o sistema ferroviário do Algarve, anunciou em Albufeira a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
A governante disse ontem que o estudo deverá estar pronto até ao fim do primeiro semestre do próximo ano, e será elaborado por um grupo de trabalho composto por elementos da CCDR/Algarve, Associação de Municípios do Algarve, Refer, Direcção Geral de Transportes Terrestres e Fluviais, CP e Universidade do Algarve.
Ana Paula Vitorino falava aos jornalistas à margem da inauguração da estação central de camionagem de Albufeira, de onde seguiu para uma visita às instalações do porto de pesca daquela cidade.
De acordo com aquela responsável, o grupo de trabalho, que no prazo de um mês deverá apresentar a calendarização e metodologia que vai seguir, vai analisar várias alternativas e avaliar o esforço financeiro que o Estado terá que despender em cada uma.
Salientando que será um estudo demorado, observou que vão ser analisadas as necessidades de mobilidade da população algarvia durante o Inverno e da população acrescida de turistas durante o Verão.
"Uma das conclusões até pode ser alterar tecnologicamente toda a linha do Algarve", disse, acrescentando que o estudo contemplará as vertentes de transporte de passageiros e de mercadorias.

Urge por parte dos Bloquistas voltar à carga com a questão da ferrovia "Transalgarve", agora com a crise petrolifera, a coisa torna-se "urgente", já é tempo de acabar com uma calendarização tipo "Calendas Gregas".

A definição do tipo de transporte (Comboio pesado convencional...? metro de superficie ou comboio ligeiro...? Qual o percurso...? Haverá a vertente de transporte de mercadorias? Ficam todas as Zonas do barrocal fora dos trajectos?)

O BE tem de lançar a discução, e o mais rápido possível !! (O barril de crude não tardará a atingir os 100 Dólares!).

f gregório



No comments: