Tuesday, June 27, 2006





Portimão, 26 de Junho de 2006

Moção

Reabertura do Aeroporto de Faro durante a noite



Desde o passado dia 3 de Junho que o aeroporto de Faro se encontra encerrado entre as 00.00 e as 06.00 horas, porque os serviços de socorro – os bombeiros especializados do aeroporto sob a dependência dos Aeroportos de Portugal (ANA) – deixaram de operar nesse sentido.

A ANA tomou esta atitude alegando factores de natureza económica e devido ao facto de, no período em causa, se verificarem voos ocasionais.

Estes voos ocasionais e directamente afectados são: evacuações médicas nacionais e transporte de órgãos; voos ambulância, que normalmente são utilizados por turistas ou estrangeiros residentes; emergências médicas que ocorram em aeronaves a operar a Sudoeste da Península Ibérica; emergências em aeronaves resultantes de fumo, fogo a bordo ou falta de combustível, entre outras, e que podem originar uma catástrofe por falta dos serviços de emergência.

As medidas tomadas, de cariz nitidamente economicistas, além de provocarem uma situação insustentável do ponto de vista aeronáutico, poderão provocar danos irreparáveis à economia do Algarve.

Perante o exposto, a Assembleia Municipal de Portimão reunida em sessão ordinária no dia 26 de Junho de 2006, condena o encerramento do Aeroporto de Faro no período referido e solicita a sua reabertura, com a reposição em pleno dos serviços de emergência o mais rapidamente possível.


O Grupo Municipal do BE

João Vasconcelos
Luísa Penisga




Obs: Esta Moção deverá ser enviada às Direcções da ANA e do Aeroporto de Faro e a todas as entidades oficiais competentes, nomeadamente Junta Metropolitana, Assembleia Metropolitana, CCDR, Governo Civil, Câmaras e Assembleias Municipais do Algarve, Assembleia da República e distribuída aos diversos órgãos de comunicação social.

No comments: