Tuesday, June 27, 2006

PROFESSORES

Portimão, 26 de Junho de 2006

Moção

Pela defesa da Escola Pública

Considerando que:
− Está em curso o maior ataque perpetrado contra a escola pública desde o 25 de Abril de 1974.
− Esse ataque tem fundamentos ideológicos e economicistas de cariz neoliberal, ao contrário do que se pretende fazer crer à opinião pública.
− A equipa que comanda o Ministério da Educação, através da sua principal responsável, a Ministra Maria de Lurdes Rodrigues, revela uma total falta de sensibilidade e tacto político intoxicando a opinião pública com a desvalorização do trabalho árduo e meritório dos professores, cuja principal função deveria ser a transmissão de saberes e conhecimentos científicos.
− Os professores e educadores são, cada vez mais, chamados a desempenhar papéis de educação de toda a ordem, substituindo, não raras vezes, a família em funções para as quais não foram preparados.
− Descredibilizar toda a classe profissional docente é descredibilizar a escola pública, atacando-a nos seus fundamentos.
− O clima para discussão das propostas de alteração contidas no novo Estatuto da Carreira Docente encontra-se, desde já, inquinado por culpa exclusiva do Ministério da Educação.

Propõe-se que a Assembleia Municipal de Portimão reunida em sessão ordinária de 26 de Junho de 2006:
− Reafirme a defesa da Escola Pública, tal como preconiza a Constituição da República Portuguesa, a qual deveria ser reconhecida, apoiada e dignificada pelo Estado.
− Saúde as educadoras e educadores, professoras e professores pelo seu trabalho em prol da educação dos jovens portugueses.
− Solidarize-se com a sua luta pela dignificação social e profissional, consubstanciada no protesto nacional do passado dia 14 de Junho.
− Condene a política populista e o estilo de intervenção demagógica da Ministra Maria de Lurdes Rodrigues, no ataque directo ou velado aos profissionais da educação.
− Incite a população a solidarizar-se com as lutas dos docentes no sentido da promoção de uma escola de qualidade que promova uma efectiva igualdade de oportunidades para todos e que respeite e dignifique quem lá trabalha.


O Grupo Municipal do BE

João Vasconcelos
Luísa Penisga



No comments: