Tuesday, November 14, 2006

ARQUIPÉLAGO ESQUECIDO


Arquipélago Esquecido



Quem conheça bem a cidade de Portimão (subúrbios incluídos), notará que sobretudo na zona norte da cidade existem bairros mais ou menos degradados (Cruz da Parteira, algumas zonas da Boavista e das Cardozas, Alto do Moinho, partes da Coca maravilhas, e o abarracamento da Conduril).
Em todas estas zonas da cidade prevalece um denominador comum, o desprezo da edilidade pela organização e reabilitação desses espaços. Contudo estas zonas apesar de apresentarem esse denominador comum, apresentam por vezes algumas diferenças.
No caso do realojamento dos ciganos das Cardosas, o realojamento foi feito de afogadilho por razões de calendário eleitoral, tendo-se juntado no mesmo edifício ou por vezes no mesmo andar, clãs desavindos ódios de estimação por vezes envolvendo ameaças de morte. Assim desta maneira criou-se uma conjuntura de conflitos repetidos, que destabilizam não só a comunidade dos ex nómadas, como a dos não ciganos que aí perto residem. Não foi levado a cabo nenhum trabalho social antes do realojamento, sendo que os técnicos sociais só foram chamados quando a situação complicada já estava “armada”.
Nas restantes “zonas” atrás mencionadas a inexistência de equipamentos de desporto e lazer são comuns a todas elas, as zonas de terra batida, as calçadas levantadas, a falta de limpeza que deveria ser feita pela CMP, é notória.
Desta maneira, a parte norte da nossa cidade ficou esquecida, e isto talvez pelo facto de numa cidade “Para inglês ver”o que não se vê não existe.
Não existirá para aqueles que vivem no conforto das suas vivendas com acesso fácil aos ginásios aos cinemas e às lojas, mas existe de facto para aqueles, os esquecidos, para quem a nossa cidade reserva muito pouco do muito que amealha em impostos resultantes da construção de habitações de verão com vista para o mar, que permanecem devolutas dez meses por ano na maior parte dos casos.



F Gregorio

No comments: