Thursday, April 19, 2007

VIVA O 25 DE ABRIL!!

Durante longos e duros anos de soturna noite escura Portugal permaneceu adormecido, amordaçado e preso a grilhões que lhe tolhiam o movimento. Apenas os “vampiros” tinham autorização para esvoaçar livremente atacando quem ousasse despertar do sono, chupando-lhes o sangue e, deste modo, a ignorância e o atraso prevaleciam facilitando a engorda dos barões da economia da época, à custa dos desgraçados.
Mas eis que, quando menos se esperava, rompeu a madrugada e, “Depois do adeus” (Paulo de Carvalho), Portugal desperta para a democracia em que “O povo é quem mais ordena” (José Afonso – Zeca, para os amigos).
Está prestes a celebrar-se o trigésimo terceiro aniversário de tão valoroso feito.
Não tem sido fácil o crescimento da democracia. Se os “vampiros”, talvez, foram abafados, o certo é que têm vindo a ser substituídos por “tubarões” devoradores de recursos económicos, sob uma vergonhosa protecção neoliberal que vigora, permitindo o encerramento de milhares de postos de trabalho e a resultante instabilidade social e económica de que hoje Portugal padece.
Por isso nota-se já, da parte de uns tantos, o desejo de cantar a canção “O tempo volta p’ra trás” (António Mourão). Porém, a esses senhores de curta memória interessa lembrar-lhes que o espírito do 25 de Abril de 1974, ainda continua bem vivo.

A Assembleia de Freguesia de Portimão propõe:

Um voto de saudação e de gratidão aos Capitães de Abril pelo seu contributo para o quebrar dos grilhões, o romper das mordaças e o despertar do povo na via do desenvolvimento.

Bloco de esquerda,


(Simeão Quedas)
Portimão, 16 de Abril de 2007.

Moção aprovada por unanimidade.



No comments: