Friday, March 17, 2006

RIA DE ALVOR










SOS...SOS...SOS...RIA DE ALVOR


Algarve: comissão de desenvolvimento embarga obras na Ria do Alvor

15.03.2006 - 18h11

PUBLICO.PT


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR-A) embargou hoje as obras na Quinta da Rocha, na Ria do Alvor, por violação do regime de Reserva Ecológica Nacional (REN), anunciou o Ministério do Ambiente.
Em comunicado, o ministério informa que a CCDR-A embargou as "intervenções ao abrigo do regime da REN, designadamente a conclusão dos trabalhos associados à desobstrução da vala de drenagem de ligação do dique à ria, em cerca de 500 metros, e a continuação da mobilização dos terrenos em cerca de 30 hectares".
Os elementos da CCDR-A e vigilantes da natureza que visitaram hoje a propriedade da Butwell, SA concluíram que as intervenções estão localizadas na Rede Natura 2000, em área de REN e parcialmente em Domínio Hídrico. Segundo o comunicado, "verificou-se a destruição do coberto vegetal e a mobilização de terras em cerca de três hectares".
As autoridades detectaram a remoção de terras dos terrenos adjacentes à reparação de um dique, que incluiu "o nivelamento de um caminho e a implantação de alguns pontões sobre as valas de drenagem".
Além disso foram limpas duas valas interiores à propriedade, com o recurso a uma retro-escavadora, e foi desobstruído o canal de drenagem, que vai da propriedade para a Ria de Alvor.
O portão de entrada da propriedade foi recentemente substituído, o "que limitou o acesso à propriedade", originando reclamações.
No dia 12 de Janeiro, a Butwell, SA comunicou à CCDR-A a intenção de "levar a efeito trabalhos de recuperação e conservação de muros de suporte das águas da ria, bem como a limpeza e manutenção das valas de drenagem já existentes", cita o comunicado.Por se tratar de área abrangida pela Rede Natura 2000, o processo terá de obter parecer prévio do Instituto da Conservação da Natureza.
Os Vigilantes da Natureza levantaram um auto de notícia por violação da Rede Natura 2000 e a CCDR-A levantou um auto de notícia pela limpeza das linhas de água.No local estiveram ainda técnicos da Câmara Municipal de Portimão, Vigilantes da Natureza do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, bem assim elementos do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR.
----------------------
As tentativas de aniquilação da ria de Alvor por parte dos intersses do imobiliário continuam e prometem não para tão cedo.
Pela parte que nos cabe, nós BE - Portimão ,vamos continuar atentos.
(Amanhã haverá uma reunião informal entre responsáveis da "Rocha"- Associação Ambiental e representantes do núcleo do BE-Portimão.

No comments: