Sunday, January 14, 2007

IVG



Porque sim...

Não pretendo com este meu artigo esgrimir mais argumentos nem inventar algo de novo que justifique a despenalização do aborto. Já tudo ou quase tudo foi dito e ambas as partes - pró ou contra , têm o seu trabalho de casa praticamente feito. Mas como mulher e mãe, sabendo o que é a revolução biológica e espiritual que significa o milagre da explosão de uma nova vida, não posso acreditar que qualquer mulher, de ânimo leve ou como muitos querem fazer crer "por dá cá aquela palha", faça um aborto! Só razões muito fortes a levam a tomar essa difícil decisão; e,infelizmente, muitas vezes são as mais desfavorecidas económica e socialmente que o fazem na clandestinidade e em condições muito pouco seguras para a sua saúde, pondo até a própria vida em risco. Pergunto-me se será justo que passando por todo esse sofrimento, ainda tenha que ser humilhada, perseguida, julgada e condenada por essa prática?
Será possível que em pleno século XXI, os portugueses queiram ainda viver numa sociedade "do faz de conta", irreal, qual Alice no País das Maravilhas, onde nada do que parece, realmente o é ...
Chegou a hora do sim, de mostrarmos que a mulher tem o direito de fazer a sua própria escolha, de respeitar a sua decisão e fornecer-lhe os meios e condições adequados, de modo a não feri-la no que há de mais profundo em qualquer ser humano - a sua própria dignidade.


Luísa Penisga González , membro do BE, na Assembleia Municipal de Portimão

No comments: