No próximo sábado, dia 24 de Setembro, pelas 18:00 horas, a candidatura do Bloco, juntamente com a população do Bairro da Cruz da Parteira, levará a efeito uma acção de protesto junto à antiga Estrada 125, frente ao Leclerc, contra a falta de segurança e pela construção de uma passadeira aérea para peões
PRIORIDADES IMEDIATAS PARA PORTIMÃO
O Bloco de Esquerda apresenta 10 prioridades para mudar Portimão que são compromissos com os eleitores. O Bloco dá prioridade aos cidadãos e assume-se como uma alternativa de confiança para Portimão.
1. Defender o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida através da implementação de um Plano Verde, contrariando a proliferação da selva de betão, apostando num conjunto de estruturas verdes, como parques, jardins e outros espaços verdes e lúdicos, e integração de toda a Ria de Alvor na Área de Conservação Especial/Rede Natura 2000, impedindo a sua destruição pelos grandes interesses privados.
2. Promover o combate ao desemprego, devendo a Câmara apoiar e incentivar a actividade turística na época baixa, e um outro tipo de Turismo alternativo, como o turismo cultural, ecológico, rural. Criação de um Gabinete de Apoio às pequenas empresas nesta área, assim como de outras actividades económicas complementares, como o pequeno comércio, o artesanato, a agricultura, as pescas.
3. Apostar numa rede municipal de infantários, creches e jardins de infância por todo o Concelho, com um horário alargado
4. Implementar e apoiar programas sociais destinados às famílias de menores recursos, no âmbito da habitação social de qualidade e com rendas baixas, da terceira idade (um novo Centro de Apoio a Idosos, de Serviço Público, a que se possa aceder sem favoritismos), e combater a pobreza, marginalidade e exclusão social (criação de um Observatório de Análise Social e de um Centro Comunitário).
5. Elaborar um programa (Programa Polis) de requalificação e reabilitação social dos bairros das áreas suburbanas, como a Cruz da Parteira, Coca-Maravilhas e Cardosas, que contemple infra-estruturas e apoios sociais adequados, como parques infantis, jardins de infância, sedes sociais e condições de segurança, combatendo a exclusão social e a formação de guetos.
6. Dotar Portimão, Alvor e a Mexilhoeira Grande de espaços amplos destinados aos jovens, para convívio, lazer e estudo, equipados com Internet de banda larga e usufruídos gratuitamente.
7. Construir uma gare rodoviária de passageiros próxima da estação dos Caminhos-de-Ferro, facilitando o interface com os comboios.
8. Elaborar um plano de reordenamento de trânsito e de construção de parques automóveis e renegociar os contratos de exploração dos actuais parques e dos parquímetros existentes (que devem ser de exploração municipal), baixando o seu custo e abolindo alguns deles em diversas áreas.
9. Promover uma política desportiva que favoreça as camadas jovens e outros cidadãos em prol de uma melhor saúde e adoptar uma política cultural estratégica, que abranja e beneficie toda a população e não apenas algumas elites.
10. Realizar uma auditoria rigorosa e independente a todos os serviços e empresas municipais e concessões privadas outorgadas pela autarquia.
Thursday, September 22, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment